O GLOBO – Rio Show – Paterson, de Jim Jarmush

A arte poética de se contemplar o banal

Paterson é um motorista de ônibus na cidade de Paterson, onde se passa o poema magistral “Paterson”, do americano William Carlos Williams (1883-1963).

Localizada em Nova Jersey, a cidade é também o cenário para o novo filme de Jim Jarmusch, naturalmente batizado de “Paterson” para manter a coerência. O longa-metragem se enquadra entre as grandes obras de Jarmusch, e reforça o talento do diretor em extrair lirismo de qualquer situação. Sua história se passa ao longo de uma semana, com os dias escritos na tela e situações bem marcadas entre a manhã e a noite para deixar clara a rotina dos personagens para o espectador.

O melhor de Jarmusch é que ele entende que a vida cotidiana só é convincente quando se torna repetitiva, então 2/3 da história servem para mostrar como aquele motorista de ônibus passa suas horas sem nada de especial, apenas trabalhando, tendo um relacionamento amigável com sua mulher, passeando com seu cachorro, Marvin, e observando seu mundo limitado pelas ruas quase sempre vazias de Paterson. Ah, ele também escreve poemas e é fã de Carlos Williams. É um motorista poeta (interpretado por Adam Driver), e só essa ideia já é perfeita para o objetivo que se pretende alcançar.

Depois, só para lá da metade do filme é que a rotina é brevemente quebrada. E novamente Jarmusch mostra a qualidade do seu cinema ao lidar com acasos e acidentes, para no fim tudo voltar ao normal. Porque a vida de um poeta é, afinal, a eterna contemplação do banal.

Anúncios

Sobre Tyrso

Gosto de fotos, citações e do cotidiano.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s